quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Apropriação Cultural

  


  

  Só pelo nome é possível saber que isso é muito muito ruim, eu realmente tenho me incomodado muito com esse tema e o que parece é que isso só aumenta.
  São pessoas brancas usando dreads, usando turbantes, as tranças, se apropriando da musica negra e ganhando muito mais visibilidade que os próprios negros, há quem diga que é egoísmo da nossa parte por exemplo no caso dos turbantes, muita gente usa sem nem saber a seriedade e importância que ele tem pra nossa cultura, não é só mais um acessório de beleza, é um ornamento de símbolo religioso principalmente na cultura afro e aprofundando mais ainda faz parte da historia e memória de nossos ancestrais que no caso, não eram brancos.
  Ninguém é proibido de usar nada obviamente, mas nesse mundo onde há séculos uma cultura é dominante e imposta o modelo a ser seguido é o europeu, consequentemente o padrão estético é o ocidental branco, e quando essas pessoas se interessam pelos símbolos citados acima, eles são elitizados, passando por processo de "embranquecimento" e exclusão dos costumes.
  Existem pessoas que por parentesco ou criação se dizem "negras" para usarem sem culpa da cultura, mas é muito fácil ser "negro" quando convém, não é mesmo? Caso de se pensar....
  Até quando a pessoa negra precisa ser representada por uma branca pra ter voz? Até quando a mulher negra precisa ser representada por uma branca pra ser aceita? 

  A seguir tem um vídeo massa que fala mais a respeito, assista e reflita: 

Amanda Stenberg

Pra finalizar a reflexão, como seria o mundo se as pessoas amassem os negros tanto quanto amam sua cultura?