segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Padrões cansativos no feminismo




 Demorei mas voltei e com um assunto bem curioso que na minha opinião é meio confuso, por isso passei dias refletindo sobre e cheguei a mesma conclusão de sempre.
  Outro dia recebi uma inDIRETA de uma garota dizendo: "É feminista mas namora um homem, está grávida dele e vai se casar? Sei..." bom eu queria ter sido grossa mas por se tratar de outra mina, preferi explicar algumas coisinhas pra ela. 1- Existem vários tipos de feminismo e de feministas, eu não sou radical e curto muito pegar homem sim, principalmente o meu que não é um babaca e respeita minha luta; 2- Estou grávida e se sua intenção foi citar o aborto, continuo a favor sim, porém minha escolha foi essa, continuar gravidíssima esperando meu garoto nascer; 3- vou me casar porque quero, não porque estou grávida mas sim por amor e por acreditar nessa união, isso não interfere nos meus princípios e nem na minha luta, muito pelo contrário, ter um lar com opiniões diferentes mas onde o respeito e o dialogo prevalecem será muito importante para meu filho desenvolver seu senso critico e aprimorar o nosso.
  É muito complicado quando essas coisas acontecem, eu obviamente não me senti abalada com essas questões que a garota levantou, eu tinha a resposta certa, mas fico pensando o que da na cabeça de alguém ser tão invasivo ou achar que a pessoa lhe deve satisfações sobre as escolhas de sua vida? Confesso que não tenho muita paciência pra isso, mas ok!
  Outra coisa que vivenciei esses dias foi ser criticada por usar maquiagem diariamente, sim eu uso e amo e não sou menos feminista por fazer isso, eu não preciso de maquiagem para sobreviver mas eu gosto de consumir porque me sinto muito bem quando estou maquiada, mas me amo sem maquiagem também então eu decido quando usar ou não, não sei de onde tiram essa ideia que feminista não pode se maquiar, se preocupar com a beleza e tudo mais, acho que as pessoas invertem as coisas, somos a favor do amor próprio e isso vem através de nos sentirmos bem com nosso corpo e aparência do jeito que são, e se não são do jeito esperado não custa nada dar uma mudada ou uma melhorada em algo, claro que não devemos ser reféns disso tudo, mas se você gosta, pode sim. Ja ouvi algumas amigas serem criticadas por se depilarem, por usarem sutiãs, por alisarem o cabelo, por isso ou aquilo e aiaiai que coisa cansativa, cada uma faz o que bem entender com sua vida e seu corpo e pronto, o principal ponto do feminismo é a liberdade e querer impor padrões para quem segue essa luta é ser contraditória, cada uma é feminista do jeito que mais lhe cabe e fim.
  Isso fica parecendo quando uma pessoa é julgada pela roupa ou por qualquer outra coisa que seja mais notável e não pelo que realmente é, isso é muito clichê eu sei, tão clichê quanto desrespeitoso, onde foi parar o "meu corpo, minhas regras?'???

Nenhum comentário:

Postar um comentário