quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Sororidade? Amizade? Empatia?

 

  Esses dias mais do que nunca tenho percebido o quanto é difícil falar de sororidade entre as mulheres, algumas concordam na hora, mudam suas opiniões e atitudes diante de uma mulher, mas tem outras que não, e alem de não aceitarem esse tipo de comportamento se revoltam e acabam nos odiando por pensar assim. Pois bem, ninguém é obrigada a gostar ou ser amiga de ninguém, sororidade não é isso.
  O que o feminismo defende é a igualdade de gênero, os direitos e segurança das mulheres e varias outras coisas que muitas de nós ja sabemos, e em meio a tudo existe a sororidade que é a maneira mais viável de alcançar o que queremos, a união sempre fez pessoas mais fortes, com união pessoas obtiveram conquistas, mas isso não significa que é necessário ter amizade com alguém pra fazer algo de bom pra você que também beneficie a outra, você não precisa ser amiguinha da outra pra lutarem juntas por coisas que desejam como o poder sob seu próprio corpo, se apenas uma mulher fosse a favor do aborto ele não seria tão polemico assim, não haveriam protestos, ações sociais, projetos e tudo mais para sua legalização, por exemplo.
  Quando falo de sororidade insisto em ressaltar a empatia, que é isso basicamente. Sororidade é você se reconhecer na outra, compreender que existe plenitude de relação e que ninguém melhor do que outra mulher para entender de fato o que você sente ou o que esta passando, a empatia é se colocar no lugar da outra pessoa e entender que ela tem seus motivos para agir ou pensar de tal forma e respeitá-la também, mesmo que a diferença entre vocês seja grande. Percebe que não tem nada a ver com amizade, ou com gostar de alguém? 
  As vezes uma mulher nos fez mal algum dia e nós não somos obrigadas a gostar dela, mas é importante que a respeitemos e se ela precisar de ajuda em alguma situação, sejamos solícitas por praticar a sororidade e não por amizade apenas, na minha opinião perpetuar uma briga por exemplo é perder tempo, as vezes a coisa foi séria e você se sente magoada até hoje, mas isso não te impede de fazer o bem, de ser e se mostrar diferente, não te impede de ajudá-la e compartilhar um pouco dessa sororidade com quem não conhece nada sobre.
  Claro que o ideal seria que todas nós fossemos amigas umas das outras (mundo perfeito), mas nossa sociedade infelizmente tem criado cada vez mais essa inimizade entre as  mulheres, competições e outras coisas que prejudicam as relações, por isso é importante estarmos unidas e compartilhar desse conhecimento para conquistarmos ainda mais nosso lugar, juntas, sem ser melhor que a outra, sem passar por cima da outra, sem julgar a outra, sem menosprezar a outra, sua origem ou diferença, nossa diferença é o que nos completa e isso precisa ficar guardado aqui no core <3 .
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário