segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Fofoca não é coisa de mulher

 "Já vai pro portão fofocar com a vizinha",  "Só sabe fazer fofoca", "Vai ali fofocar com a sua amiguinha" ou "Fofoca é bem coisa de mulher mesmo", quantas vezes ouvimos isso na vida?
  Me lembro de quando era menor e via as pessoas falando sobre fofoca e logo associando a mulher e cheguei a pensar que só mulher fazia isso realmente, mais tarde na escola algumas coleguinhas fingiam fofocar no ouvido da outra sobre mim e eu me sentia muito constrangida (nunca fiz igual, confesso que queria) mas tudo bem porque "era coisa de mulher" eu coloquei na minha cabeça que se a conversa fosse só entre mulheres sempre seria sobre a vida alheia, sempre seria fofoca mas que nunca homem fazia isso e me aproximei dos meninos porque não achava legal fofocar e eles "não fofocavam".
  Então ja faz um tempo que percebi o quão enganada eu estava, mulheres faziam sim fofocas sobre outras pessoas (principalmente outras mulheres) e homens também (principalmente sobre mulheres, outra vez), os caras fazem fofoca sim quando falam com qual mina ja se relacionou e como foi, se gostou ou não, difama, expõe, humilha pelas costas, falam sobre a conduta dela baseados apenas na roupa que ela veste entre outras coisas, as mulheres também fazem parte disso, também falam dos caras e das minas baseadas no pouco que estão vendo ou numa informação que receberam e isso é muito ruim.
  A consequência disso é exatamente o que o machismo espera, que a gente fique competindo, discutindo, nos afastando e nos tornando mais frágeis por não estarmos juntas e é melhor que o máximo de mulheres saiba disso e interrompa esse ciclo de fofocas. Lembra quando descobriu que tinha uma fofoca sobre você rolando na rua, na escola? Foi chato ne? Então pra quê pagar com a mesma moeda ou ficar perpetuando essa atitude? Pra quê querer fazer mal pra outra mina mesmo que ela tenha te prejudicado? O melhor é afirmar ou negar a fofoca e ficar de boas, deixa pra lá, pratique a liberdade de ter uma consciência tranquila, se você percebe que a fofoca toma proporções muito grandes é só pedir ajudar de uma miga, tentar francamente esclarecer as coisas com quem está fazendo isso, afinal é sobre sua vida e é seu direito ser respeitada.
  Eu sempre digo pra procurar uma miga, mas digo também para você ser essa própria miga de outra mina, você esta recebendo a informação do quanto é importante ter alguém com quem contar e com certeza conhece outras  meninas que precisam desse tipo de apoio, apoie-as, seja de confiança também, quando guardamos um segredo estamos quebrando o vicio da sociedade acabar que pode se intrometer na vida alheia.
"Guardar segredos é uma oportunidade de criar laços, ouvir conselhos, repensar atitudes, compartilhar experiências – existe melhor exemplo de sororidade do que esse?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário