segunda-feira, 27 de julho de 2015

  Problematizando a aceitação!




Já escrevi outras vezes a respeito e sempre vou problematizar a questão da "aceitação". É lindo ver as minas com o cabelos cacheados, black's bem grandes, crespos de varias formas, etc., é importante quando alguém se aceita do jeito que é e encontra o amor próprio nessa forma, só que será mesmo que somente que se aceita dessa maneira, se ama?
  Nesse último sábado rolaram vários encontros em comemoração ao dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (dia lindo e especial), vi muitos tipos diferentes, desde cabelo, a corpo e roupas, tudo bem, ninguém é igual a ninguém, então assisti uma reportagem onde alguém diz: "-Você tem que se aceitar do jeito que é" e então comecei a pensar ainda mais sobre "aceitação".
  Primeiramente o significado - Aceitação: ato ou efeito de aceitar; ato ou efeito de concordar; aprovação - acho que todos sabem disso e conseguem perceber que isso não significa não mudar em nada ou não melhorar em nada, na minha opinião aceitar-se é sentir-se bem do jeito que está, simplificando tudo, quem tiver cabelo crespo e quiser alisar, qual o problema? Por isso ela tem que ser julgada refém de chapinha ou ouvir que quer ser branca? Pessoas tem o direito de dizer que ela não reconhece ou desconsidera suas raízes? Menos, né pessoal?! E a pessoa que quer um corpo mais definido, seja musculoso, seja mais magro por questões estéticas ou por saúde, ela não pode ir a academia? Não pode ir em busca do que faz bem a ela? 
  Não faz muito tempo que tornei a deixar meu cabelo cacheado novamente, mas sempre que lavo e não passo creme ele fica meio liso ainda por conta dos tratamentos que eu fazia antes e eu não esquento, tem dias que uso ele liso, outros dias ele esta cacheado e ok pra mim, eu me sinto bem do jeito que acho que devo me sentir, me aceito do jeito que gosto, não do jeito que sou simplesmente, eu gosto de mudanças, de melhorias de transformações e sempre que alguma coisa nova ou radical acontece na minha vida, eu mudo algo em mim e aceito isso, não aceito que me venham com balelas de que tenho que me aceitar do jeito que sou, jeito de ser pra mim não diz respeito só a aparência, consiste em muito mais coisas, como o caráter, o temperamento, quem realmente se aceita do jeito que é, fisicamente falando? Mesmo a galera do cabelo crespo que faz varias coisas para se embelezarem, pra manter os cachos em ordem, os black's bem volumosos, enfim, todos mudam algo e porque alisar o cabelo ou querer emagrecer tem sido tão polemico?E quem corta todo o cabelo? Também não é uma mudança?   Entendo que existem pessoas que fazem absurdos na busca pela beleza, mas veja bem, não são todos.
  Eu encontrei o amor próprio em todas as mudanças físicas que fiz, estou bem se meu cabelo estiver liso, estou bem se ele estiver cacheado, estou bem sempre. 
  Eu, você e todas temos que nos aceitar do jeito que quisermos, se quisermos e quando quisermos. Encrespa geral, alisa geral, geral aceitando o que realmente te faz bem. Essa é minha opinião. 

Um comentário:

  1. https://linocasouza.wordpress.com/2015/07/21/e-preciso-ser-negro-alem-da-estetica/

    Aqui tem mais sobre o assunto

    ResponderExcluir